Mas afinal, o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio?

Você já deve ter se perguntado muitas vezes se a sua ideia de negócio é viável, correto? Logo em seguida, começam a surgir inúmeras dúvidas referentes aos cuidados que você deve ter ao abrir uma empresa. Mas afinal, o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio?

 

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, surge como uma opção completa de ferramenta de planejamento estratégico, muito mais simples que os planos de negócios tradicionais. O Canvas permite que você possa desenvolver e esboçar diversos modelos de negócio, novos ou existentes, levando em consideração inúmeras variáveis importantísimas que poderão, ou não, definir o sucesso da sua ideia.

 

O Canvas consiste na montagem de um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos-chave que permitirão uma análise completa da ideia, levando em conta diversos pontos que muitas vezes não são colocados na ponta do lápis ao pensar em um negócio.

 

As ideias representadas nesses nove blocos formam o conceito base do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

 

Conheça os 9 quadrantes do CANVAS:

 

1) Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes?


2) Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa?


3) Canais: como o cliente compra e recebe seu produto/serviço?


4) Relacionamento com clientes: de que maneira a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente?


5) Atividades-chaves: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor do seu negócio?


6) Recursos-chave: quais são os recursos necessários para realizar as atividades-chave da sua organização?


7) Parcerias-chave: quais são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa?


8) Fluxo de receita: quais são as formas de obter receita por meio da sua proposta de valor?


9) Estrutura de custos: quais são os custos e despesas relevantes e necessários para que a estrutura da sua proposta de valor possa funcionar?